“Tomemos o tear da comunicação em mãos” é o convite do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, em seu comentário à mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações. O texto foi divulgado nesta sexta-feira, 24 de janeiro, quando a Igreja celebra a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

O Papa Francisco dedicou sua mensagem do Dia Mundial das Comunicações deste ano para o tema da narração e escolheu o versículo “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2) como iluminação bíblica. O Papa apresenta a ideia da narração como a arte da tecelagem.

“O homem não só é o único ser que precisa de vestuário para cobrir a própria vulnerabilidade (cf. Gn 3, 21), mas também o único que tem necessidade de narrar-se a si mesmo, «revestir-se» de histórias para guardar a própria vida. Não tecemos apenas roupa, mas também histórias: de facto, servimo-nos da capacidade humana de «tecer» quer para os tecidos, quer para os textos. As histórias de todos os tempos têm um «tear» comum: a estrutura prevê «heróis» – mesmo do dia-a-dia – que, para encalçar um sonho, enfrentam situações difíceis, combatem o mal movidos por uma força que os torna corajosos, a força do amor. Mergulhando dentro das histórias, podemos voltar a encontrar razões heroicas para enfrentar os desafios da vida”.


– Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem